Túnel

O conhecimento das condições geológico-geotécnicas e hidrogeológicas para a elaboração de projeto de túnel é fundamental para o sucesso técnico-econômico do empreendimento.

O trabalho inicia-se pela elaboração de uma programação de investigações geológico-geotécnicas, principalmente os levantamentos superficiais litoestruturais e as sondagens geofísica e mecânica (percussão e rotativa). Durante o processo investigativo, com a obtenção de resultados parciais, vai se confirmando as expectativas técnicas, ou no caso de surpresas, decorre a necessidade de adequações da programação original visando a elucidação de condicionantes importantes a serem previsto no projeto executivo do túnel. O nível freático é um dos elementos importantes que as sondagens devem reconhecer com precisão.

Da análise geral dos dados obtidos de todas as investigações efetuadas, em especial da classificação geomecânica dos testemunhos obtidos, resultam na compartimentação geomecânica do maciço ao longo da diretriz do túnel, na indicação do tratamento e do suporte da escavação (segundo métodos de Barton e Bieniawski). A seção geológico-geotécnica com a compartimentação geomecânica do maciço é o principal documento para a elaboração do projeto executivo de um túnel.

GeoPetrus Engenharia®   

Voltar